
PORQUE ME TORNEI HIPNOTERAPEUTA?
Olá! Tudo bem? Meu nome é Diego Santiago. Sou Psicoterapeuta e trabalho com a Hipnose Clínica – Hipnoterapia e Programação Neuro Linguística Terapêutica. Cuidar de pessoas é minha missão de vida. E minha história como terapeuta começou cuidando de minha mãe.
Tive uma infância e adolescência de muita tensão. Meu pai não nos dava carinho e fazia muita cobrança dentro de casa, tudo tinha que estar exatamente no lugar que ele queria e tinha hora para tudo – comer, dormir, brincar, estudar, sair e chegar. Diante disso, eu sempre vivia ansioso e preocupado, porque se algo saísse da ordem, ele brigava, dava bronca que muitas vezes doía mais que palmadas. Quando ele chegava em casa sempre nascia uma preocupação – será que tem algo para ele brigar? Situações como o paliteiro que se não estivesse na mesa na hora da refeição quando ele procurasse, vinha uma bronca!
Minha mãe vivia esse relacionamento e ela não era feliz. Era como morar em com uma bomba relógio que a qualquer momento poderia estourar. Já criança eu percebia que tudo aquilo não era normal, não nos fazia bem e somente quando me tornei adolescente que percebi que ela vivia em um relacionamento abusivo – não se trata apenas de violência física como alguns pensam, mas também psicológica.
Eu sempre pensava como poderia ajudar a minha mãe. Para isso, precisava estar bem, equilibrado e aprender a lidar melhor com toda as circunstâncias. Comecei a ler e estudar sobre diversos temas, como equilíbrio emocional, mente humana, problemas e dores emocionais. Nós conversávamos, sempre a apoiei e consegui dá as forças que ela precisava para perder o medo dele e conseguir se libertar daquela vida. Porém, algo muito triste aconteceu antes da separação.
Era final de semana, meu pai chegou em casa alcoolizado fazendo confusão com os vizinhos. Ele já tinha tentado nos agredir por querer apaziguá-lo. Vizinhos na porta de casa assistindo a confusão. Ninguém conseguia contê-lo, e eu decidi pegar a arma. Coloquei na minha cabeça e gritava para ele parar. Todos entraram em desespero. Minha mãe perdeu as forças nas pernas, caiu no chão e entrou em pânico. Eu não queria me matar, apenas que ele parasse. Graças a Deus, nada pior aconteceu. Foi um dos dias mais impactantes da minha vida.
Desse dia em diante, percebi que por mais que eu acreditasse que tinha controle ou podia lidar com a situação, na prática isso não acontece quando se tem tristeza, angustia e mágoas. Para isso, eu precisava cuidar de mim e tratar essas dores emocionais. Poucos anos mais tarde, conheci a hipnoterapia e me libertei dessas dores, angústias, medos, crenças limitantes, sentimentos de culpa e falta de perdão.
Nesse processo, me apaixonei pela hipnoterapia e desse dia em diante eu quis levar toda essa alegria, amor próprio, auto confiança e equilíbrio emocional para as pessoas que precisam. Comecei a estudar ainda mais sobre a mente humana e neurociência. Em 2004 iniciei um trabalho voluntário ajudando pessoas em instituições filantrópicas com seus mais diversos problemas emocionais.
Após 15 anos de muita alegria realização ajudando pessoas, eu fui descobrindo que não era feliz na profissão que exercia como empresário no segmento de restaurante.
Diante disso, tomei a decisão de vender o restaurante. Fiz formação em Hipnoterapia pelo Instituto Nexo credenciado pelo IACT – Internacional Alliance For Coaching & Trainning; Programação Neurolinguística pelo IFAZ credenciada pelo INCTA – Coaching And NLP e NLPC – Instituto de Ciências Comportamentais e Gestão. Migrei de profissão para fazer o que eu sempre amei que é cuidar de pessoas, cuidar de você!